No fim da longa e serpenteante estrada da imagem encontra-se o Local de Apoio às Operações do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA).
Este local serve como campo de base para os adjudicatários e pessoal que trabalha no ALMA e os seus edifícios são o centro de todas as atividades científicas relacionadas com a operação diária do ALMA.
Para lá do campo do ALMA podemos ver o campo branco de sal conhecido por El Salar de Atacama, o maior campo de sal do Chile. No horizonte vemos a montanha Cerro Quitor, próximo da qual se encontra o Pukará de Quitor (Forte de Quitor) – um sítio arqueológico pré-colombiano.
Esta fotografia foi tirada a cerca de 4660 metros de altitude pelo fotógrafo José Velásquez durante uma caminhada domingueira desde o Cerro de Macón até ao Local de Operações da Rede.
O ALMA é o maior projeto astronômico em existência e trata-se de uma verdadeira parceria global entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. Em 2013, o ALMA foi inaugurado numa cerimónia oficial, que marcou a conclusão da construção da maior parte dos sistemas da rede e a transição formal de projeto em construção a observatório completamente operacional.
Fonte: