Essa imagem mostra um objeto conhecido como HH 151, um brilhante jato de material brilhante seguido por uma pluma, laranja e intrigante de gás e poeira. Esse objeto está localizado a aproximadamente 460 anos-luz de distância da Terra na constelação de Taurus, o Touro, perto da jovem e turbulenta estrela HL Tau.
Na primeira centena de milhares de anos de vida, as novas estrelas, como a HL Tau puxa no material que cai em sua direção do espaço ao redor. Esse material forma um disco quente que circunda o corpo, lançando jatos estreitos de material desde seus polos. Esses jatos são atirados em velocidades de algumas centenas de quilômetros por segundo e colidem violentamente com aglomerados de poeira e gás próximos, criando estruturas em forma de filamentos conhecidas como objetos Herbig-Haro, como o HH 151 observado na imagem acima.
Esses objetos são muito mais comuns em regiões de formação de estrelas. Eles são objetos de vida curta, e seu movimento e evolução pode na verdade ser visto numa escala de tempo bem curta, na ordem de anos. Eles rapidamente fogem para longe das estrelas recém-formadas que os geraram, colidem com novos aglomerados de material e brilham intensamente antes de se apagarem para sempre.
Fonte:
http://www.spacetelescope.org/images/potw1307a/