VISITE A NOVA SPACE TODAY STORE E ADQUIRA A SUA COLEÇÃO EM HOMENAGEM AOS 10 ANOS DE INTERESTELAR!!!
https://www.spacetodaystore.com.br/kit-10-anos-interestelar-com-4-camisetas-preta
BAIXE E SE INSCREVA GRATUITAMENTE NO SPACE TODAY PLUS!!!
https://app.spacetoday.com.br/CADASTRO
Uma montanha de hidrogênio está escondida sob a superfície da Terra — e os cientistas dizem que apenas uma fração dela poderia acabar com nossa dependência de combustíveis fósseis por 200 anos.
Novas pesquisas sugerem que o planeta contém cerca de 6,2 trilhões de toneladas (5,6 trilhões de toneladas métricas) de hidrogênio em rochas e reservatórios subterrâneos. Isso é aproximadamente 26 vezes a quantidade de petróleo conhecida por permanecer no solo (1,6 trilhão de barris, cada um pesando aproximadamente 0,15 toneladas) — mas onde esses estoques de hidrogênio estão localizados permanece desconhecido.
A maior parte do hidrogênio provavelmente está muito profunda ou muito longe da costa para ser acessada, e algumas das reservas provavelmente são muito pequenas para serem extraídas de uma forma que faça sentido econômico, suspeitam os pesquisadores.
O hidrogênio é uma fonte de energia limpa que pode abastecer veículos, alimentar processos industriais e gerar eletricidade. Apenas 2% dos estoques de hidrogênio encontrados no estudo, equivalentes a 124 bilhões de toneladas (112 bilhões de toneladas métricas) de gás, “forneceriam todo o hidrogênio de que precisamos para chegar ao carbono líquido zero por algumas centenas de anos”, disse Ellis.
A energia liberada por essa quantidade de hidrogênio é aproximadamente o dobro da energia armazenada em todas as reservas conhecidas de gás natural na Terra, Ellis e sua coautora Sarah Gelman , também geóloga do USGS, notaram no estudo. Os resultados foram publicados na sexta-feira (13 de dezembro) no periódico Science Advances .
O hidrogênio é criado por meio de reações químicas em rochas, a mais simples sendo uma reação que divide a água em hidrogênio e oxigênio, disse Ellis. “Na verdade, há dezenas de processos naturais que são capazes de gerar hidrogênio, mas a maioria deles gera quantidades muito pequenas”, disse ele.
Até recentemente, os pesquisadores não perceberam que o hidrogênio se acumula abaixo da superfície da Terra. “O paradigma ao longo de toda a minha carreira foi que o hidrogênio está lá fora, ele ocorre, mas é uma molécula muito pequena, então ele escapa facilmente por pequenos poros, rachaduras e rochas”, Ellis explicou.
Mas quando cientistas descobriram um enorme estoque de hidrogênio na África Ocidental , e depois outro em uma mina de cromo albanesa , esse paradigma mudou. Agora está claro que o hidrogênio se acumula em reservatórios na Terra, e o novo estudo sugere que algumas dessas acumulações podem ser consideráveis.
O hidrogênio é projetado para responder por até 30% do suprimento futuro de energia em alguns setores, e a demanda global deve aumentar cinco vezes até 2050. O gás é produzido artificialmente por meio da eletrólise da água, onde as moléculas de água são quebradas com correntes elétricas. Quando a energia renovável é usada, o produto é chamado de “hidrogênio verde” e, quando combustíveis fósseis são usados, é conhecido como “hidrogênio azul”.
Os benefícios de explorar o hidrogênio natural são que ele não requer uma fonte de energia para produzir, e os reservatórios subterrâneos podem reter o gás até que ele seja necessário. “Não precisamos nos preocupar com armazenamento, que é algo que com o hidrogênio azul ou o hidrogênio verde você faz — você quer produzi-lo quando a eletricidade estiver barata e então você tem que armazená-lo em algum lugar”, disse Ellis. Com o hidrogênio natural, “você poderia simplesmente abrir uma válvula e fechá-la sempre que precisasse”.
A grande questão que permanece é onde exatamente todo esse hidrogênio está localizado, o que afetará se ele é acessível. Ellis e colegas estão fazendo progressos para estreitar os critérios geológicos necessários para formar acumulações subterrâneas, e os resultados para os EUA podem ser publicados no início do ano que vem, disse ele.
FONTE:
https://www.science.org/doi/epdf/10.1126/sciadv.ado0955
#HYDROGEN #FUEL #EARTH #CLIMATECHANGE