Foi Galileu que descobriu primeiro, que no vácuo, se você deixar cair dois objetos da mesma altura, eles atingem o solo no mesmo tempo, independente do peso. Claro, na Terra, nós raramente, conseguimos ver isso acontecer de verdade, graças a um fenômeno conhecido como resistência do ar.
A combinação de uma bola de boliche e de uma pena é a maneira perfeita de demonstrar a resistência do ar, também conhecida como drague. Devido a forma da pena ela exerce mais resistência ao ar do que a bola de boliche, o que faz com que ela demore mais tempo para atingir o solo.
O físico britânico Brian Cox quis ver esse experimento escolar acontecer de verdade numa câmera de vácuo, onde a resistência do ar é zero. Filmando para o seu novo programa de TV na BBC 2, Human Universe, ele viajou até os EUA e visitou o Space Power Facility da NASA em Ohio. A instalação é a maior câmara a vácuo do mundo com 30.5 metros por 37.2 metros e com um volume de 22653 metros cúbicos.
Quando não está em uso, a câmara contém cerca de 30 toneladas de ar, mas quando está ligada, ela tem cerca de 2 gramas de ar, sendo que todo o resto foi sugado para criar um vácuo artificial. Veja o vídeo acima para assistir o que acontece quando uma bola de boliche e uma pena são deixadas cair dentro da câmara nas condições normais e então no vácuo. Se esse experimento fez até mesmo os mais sérios cientistas da NASA parecerem crianças, ele realmente é muito bom.
Fonte:
http://sciencealert.com.au/features/20140311-26449.html