fbpx
26 de novembro de 2024

O ESPETACULAR ECLIPSE EM MARTE REGISTRADO PELO PERSEVERANCE!!!

CONSIDERE APOIAR A CRIAÇÃO DO SPACE TODAY PLUS NO CATARSE, PRECISAMOS CHEGAR A 400 MIL REAIS ATÉ O DIA 16 DE MAIO DE 2022: https://www.catarse.me/spacetodayplus Entre os planetas internos e rochosos do Sistema Solar, só dois possuem satélites naturais, a…

CONSIDERE APOIAR A CRIAÇÃO DO SPACE TODAY PLUS NO CATARSE, PRECISAMOS CHEGAR A 400 MIL REAIS ATÉ O DIA 16 DE MAIO DE 2022:

https://www.catarse.me/spacetodayplus

Entre os planetas internos e rochosos do Sistema Solar, só dois possuem satélites naturais, a Terra e Marte e só nesses dois nós, seres humanos podemos ter o privilégio de apreciar como é o céu.

Na Terra, vivemos aqui e todos os dias podemos olhar para cima e ver as maravilhas do nosso céu, isso quando a poluição e o tempo deixam.

Em Marte, pousamos artefatos desde a década de 1970, mas com o advento do pouso dos rovers a partir de 1997 pudemos ter a chance de dar uma olhada no céu de Marte, e podemos dizer algo com certeza, ele não nos decepciona.

Como Marte também tem satélites naturais existe a chance de em algum momento na vida podermos registrar um eclipse, se bem que em Marte está mais para um trânsito do que um eclipse, ou um eclipse anelar meio torto.

Essa história de observar eclipses em Marte vem desde 2004, quando os rovers Spirit e Opportunity puderam pela primeira vez, ver um eclipse/trânsito do satélite Fobos e registrar esse fenômeno em um vídeo.

Depois, o prórpio rover Curiosity também deu a sua contribuição para a observação de eclipses.

Mas desde que o Perseverance pousou em Marte nós sabíamos que ele poderia levar esse tipo de observação a outro nível, e ele não nos decepcionou.

No dia 2 de abril de 2022, no Sol 397, ou seja, no dia 397 de trabalho em Marte, o rover Perseverance entrou para o restrito clube dos instrumentos que puderam ver um eclipse em Marte.

O eclipse durou 40 segundos, muit omais rápido do que qualquer eclipse solar aqui na Terra e isso já era esperado, mesmo porque Fobos, é 157 vezes menor que a nossa Lua, e deimos menor ainda.

Todo mundo meio que já esperava esse momento em que o rover Perseverance fosse capturar um eclipse em Marte, mas ninguém poderia esperar que seria algo tão espetacular.

E isso foi graças ao poder de observação e resolução da chamada Mastcam-Z que foi capaz de fazer imagens de alta resolução do eclipse

Além disso, pudemos ver um eclipse colorido em Marte, dessa vez, a Mastcam-Z tem um filtro solar e com isso foi posível registrar toda a grandiosidade do fenômeno.

É possível ver em Fobos enquanto ele cruza o disco solar detalhes da sua forma e da sua topografia, como vales, cadeias de montanhas e toda a sua silheta trabalhada, foi possível ver as manchas solares que estão pintando o Sol nesses dias, e o poder da Mastcam-Z permitiu que nós aqui na terra pudessemos observar o eclipse em Marte como o próprio rover observou.

Mas do mesmo modo que a aqui na Terra, os eclipses solares além de toda a sua beleza possuem um lado científico importante, nunca podemos esquecer que foi graças a um eclipse solar ocorrido no Brasil em 1919 que albert einstein pôde comprovar a sua teoria da relatividade, entre vários outros estudos que vão até ao comportamento dos bichos durante o eclipse total.

Em Marte, também é possível fazer muita ciência com um eclipse de Fobos.

À medida que Fobos orbita Marte, a sua gravidade exerce uma pequena força de maré no interior do Planeta Vermelho, deformando levemente a crosta e o manto de Marte.

Isso faz também com que ocorra uma pequena mudança na prórpia órbita de fobos, como resultado disso, os geofísicos, podem usar essas mudanças para entender melhor como é a estrutura interna de Marte revelando mais sobre a constituição da crosta e do manto do planeta.

Os cientistas já sabem que Fobos é um satélite natural condenado, ele está cada vez mais perto da superfície marciana e seu destino é colidir com Marte daqui a dezenas de milhões de anos, e as observações de eclipses em Marte, como esse registrado pelo rover Perseverance, está permitindo que os cientistas possam entender cada vez melhor como será esse mergulho mortal de Fobos.

Além de tudo isso, fica aí um gostinho do que poderemos observar em Mate um dia, caso o ser humano realmente pise no Planeta Vermelho. E aí me conta, você gostaria de ver um eclipse solar em Marte?

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/nasa-s-perseverance-rover-captures-video-of-solar-eclipse-on-mars

#MARS #PHOBOS #ECLIPSE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo