O Eclipse Total da Lua de 15 de Junho de 2011 Sobre Acrópoles na Grécia

O eclipse total da Lua do dia 15 de Junho de 2011 durou impressionantes 100 minutos. Toda a duração do eclipse é coberta nessa composição de uma sequência regular de imagens feitas com uma câmera digital, seguindo o rastro do disco lunar à medida que ele descrevia a sua trajetória em forma de arco sobre a Acrópoles em Atenas na Grécia. De fata por volta do ano de 270 B.C. o astrônomo grego Aristarco também observou um eclipse total da Lua apesar de não contar com o auxílio e benefícios dos relógios e das câmeras digitais. Usando ainda a geometria ele determinou uma simples porém impressionantemente precisa maneira de calcular a distância da Lua, em termos do raio da Terra, a partir da duração do eclipse. Um astrônomo grego mais moderno, Elias Politis deu um nome para esse eclipse que foi estudado de maneira especial e pôde ser acompanhado no youtube (vídeo abaixo), por meio de um vídeo em tempo real , de Acropoclipse.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110625.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.