fbpx

O Contínuo Monitoramento Das Avalanches Em Marte


Desde que a câmera HiRISE da sonda MRO começou a encontrar suas primeiras avalanches em Marte como é mostrado na imagem abaixo, ela continua a pesquisar por elas na maior parte dos locais que tenham as seguintes características: abismos íngremes localizados na borda das camadas de depósitos no polo norte de Marte.

Essas camadas são expostas na face escarpada que corta através delas diagonalmente como é visto na imagem abaixo. O material brilhante mais suave na parte esquerda inferior está no topo do abismo, e nesse caso foi registrada outra avalanche à medida que ela caia pelo talude íngreme em direção à parte direita superior da imagem.

Uma grande nuvem com aproximadamente entre 200 e 600 metros de diâmetro de uma poeira avermelhada tem sido levantada desde a base da escarpa. Finos rebentos de material brilhante são vistos mais acima da face do abismo, esses rebentos podem ser quedas individuais de matéria, antes de se juntar com o resto do material e aí sim se transformar numa verdadeira avalanche.

Isso pode permitir aos cientistas entenderem a localização exata do início da avalanche; por exemplo, de qual camada a avalanche se originou e como ela começou a cair. Essa informação ajudará a entender de forma específica o que dispara essas quedas: seriam as mudanças sazonais de temperatura nas camadas de gelo, rajadas de ventos passando sobre as rochas nos taludes íngremes ou algo diferente?

Na estação que se anuncia a de primavera no hemisfério norte, a câmera HiRISE irá pesquisar por mais desses eventos para tentar entender da melhor forma possível quando, onde e por que essas avalanches acontecerão em Marte.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_016228_2650


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .