fbpx
14 de novembro de 2024

O Cometa Que Será Visitado Pela Sonda Rosetta Emerge de Trás do Sol Em Imagem do VLT

Rosetta’s Comet is Waking Up


observatory_150105Depois de seu longo e esperado despertar em 20 de Janeiro de 2014, a sonda Rosetta da Europa voltou a ficar ativa na sua jornada de uma década de se encontrar com o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que recentemente emergiu de trás do Sol, como pode ser visto do nosso ponto de vista na Terra.

As imagens acima mostram o cometa como foi visto pelo Very Large Telescope do ESO no Chile, em 28 de Fevereiro de 2014. A imagem da esquerda mostra o cometa entre um fundo de rastros de estrelas – o cometa, propriamente dito está na verdade mergulhado nos rastros de estrelas – e na imagem da direita os rastros das estrelas foram subtraídos e o cometa ficou realçado na imagem.

Essas são as primeiras observações do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko feitas pelo VLT desde Outubro. Desde então o cometa com 4 quilômetros de diâmetro tem aumentado seu brilho em torno de 50%, indicando que o gelo da sua superfície já pode ter começado a sublimar para o espaço.

A sonda Rosetta e o seu módulo de pouso Philae estão atualmente acordados e funcionando bem depois de quase dois anos e meio de hibernação. Lançada em Março de 2004, no mês de Maio de 2014 a sonda irá fazer sua aproximação com o cometa e entrar em sua órbita ao redor do cometa em Agosto de 2014. Em Novembro de 2014, o módulo Philae pousará no núcleo do cometa, realizando observações científicas à medida que o cometa se aproxima do Sol, alcançando o ponto mais próximo do astro em Agosto de 2015.

A sonda Rosetta será a primeira missão a orbitar o núcleo de um cometa e pousar uma sonda em sua superfície. Ela também será a primeira sonda a voar juntamente com um cometa, enquanto ele viaja pelo Sistema Solar interno, observando como um cometa congelado se transforma ao se aproximar do calor do Sol.


Fonte:

http://www.space.com/25038-rosetta-spacecraft-comet-target-photo.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo