fbpx
25 de dezembro de 2024

O Cometa ISON e o Planeta Marte

ison_marte_01


observatory_150105O Cometa ISON que irá passar pela atmosfera do Sol em 28 de Novembro de 2013, está agora passando pelo planeta Marte. O cometa verde e o Planeta Vermelho estão separados por apenas 1 grau no céu do leste antes do amanhecer. Parks Squyres fotografou o par de seu observatório privado em Saddle Brooke no Arizona, no dia 16 de Outubro de 2013.

Marte está quase tão brilhante como uma estrela de primeira magnitude, fácil de ser observado na constelação de Leão perto da estrela azul Regulus. O cometa, por outro lado, é invisível a olho nu. Telescópios intermediários serão necessários para observar o cometa nesse momento.

“Eu usei um telescópio Celestron de 11 polegadas”, disse Squyres. “A imagem é o resultado do empilhamento de 80 imagens com 15 segundos de exposição cada uma”.

O cometa aparece verde pois ele está nesse momento vaporizando seu núcleo emitindo assim carbono diatômico, C2, um gás que brilha na cor verde no vácuo do espaço. Marte é vermelho pois a sua superfície rochosa é vastamente enferrujada. As duas cores geram um belo conjunto celeste.

Na noite da última sexta-feira, dia 18 de Outubro de 2013, o site Slooh.com, transmitiu o registro do Cometa ISON perto do planeta Marte, a imagem nesse caso sem cor é mostrada abaixo.

ison_marte_02


Fonte:

www.spaceweather.com

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo