Faltam 3 dias, a entrada da sonda Rosetta na órbita do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko acontecerá no dia 6 de Agosto de 2014. Atualizando as informações, nesse post pode-se ver as imagens feitas pela sonda Rosetta que se encontrava a cerca de 500 km de seu alvo.
Nas imagens, o lobo maior do seu núcleo duplo se apresenta bem de frente para as lentes da câmera NAVCAM da sonda. É possível notar a superfície bem acidentada do núcleo do cometa, com uma grande depressão ocupando a parte central da imagem e do lobo maior do núcleo duplo, depressão essa que é cercada por uma espécie de cadeia de montanhas. Na parte inferior, ou sul do lobo maior, pode-se notar que essa elevação que circunda a depressão tem uma altura considerável, graças à sombra que ela projeta na superfície mais suave da depressão. Pode-se ainda notar no interior da depressão pequenas crateras.
Vamos continuar seguindo os passos da sonda Rosetta, e na quarta feira, dia 6 de Agosto, vamos tentar mostrar tudo sobre a entrada da sonda na órbita do cometa.
Fonte:
http://blogs.esa.int/rosetta/2014/08/03/cometwatch-2-august/