A imagem acima mostra o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, e foi obtida pela câmera de navegação, ou NAVCAM da sonda Rosetta, no dia 10 de Agosto de 2014, a uma distância de 110 km do cometa.
Na imagem acima é possível ver a forma já famosa e peculiar do cometa, que possui um núcleo duplo, formado por um lobo maior, mostrado na parte superior da imagem e um lobo menor, mostrado na parte inferior da imagem. Entre os dois lobos existe uma região, já famosa e apelidada por todos de pescoço. Na imagem acima, a região do pescoço aparece quase que totalmente imersa na sombra projetada pelo lobo menor, mostrando que a iluminação proveniente do Sol vem de baixo para cima nessa imagem.
Os dois lobos apresentam suas características principais. Ambos nessa imagem aparecem sendo formados por um terreno bastante acidentado, repleto de crateras, depressões, vales, desfiladeiros, escarpas e falhas. Além dessas feições, é possível observar na imagem acima pedaços de rocha e gelo presentes, principalmente na parte inferior do lobo menor. A origem desses pedaços de rocha e gelo, sua constituição, além do por que da forma peculiar desse cometa, são questões que a espera-se sejam respondidas pela sonda Rosetta, e também pelo módulo de pouso que deve aterrissar na superfície do cometa no dia 11 de Novembro de 2014.
Fonte:
http://blogs.esa.int/rosetta/2014/08/11/cometwatch-10-august/