O Cinturão de Vênus Sobre o Cerro Paranal

Belt of Venus over Cerro Paranal

observatory_150105Esta fotografia mostra a paisagem na direção leste, vista a partir do Observatório do Paranal segundos depois do Sol ter desaparecido por detrás do horizonte. O brilho alaranjado do pôr do Sol vê-se refletido nas cúpulas dos Telescópios Auxiliares do VLT de 1,8 metros, podendo também observar-se no céu a Lua quase cheia. Mas o que torna esta imagem ainda mais interessante é um efeito atmosférico conhecido por Cinturão de Vênus.

A sombra cinzento-azulada que se vê por cima do horizonte é a sombra da Terra e mesmo por cima dela vemos um brilho de tom cor de rosa. Este fenômeno é produzido pela luz vermelha do pôr-do-Sol a ser difundida pela atmosfera da Terra e pode ser visto tanto depois do pôr-do-Sol, como pouco antes do seu nascer. Pode também ser observado um efeito muito semelhante durante um eclipse total do Sol.

Os telescópios que se vêem na imagem são três dos quatro Telescópios Auxiliares de 1,8 metros de diâmetro, instalados no interior das suas coberturas móveis e ultracompactas. Os telescópios dedicam-se a observações interferométricas, ou seja, quando dois ou mais telescópios trabalham em uníssono, formando um espelho virtual e permitindo aos astrônomos ver muito mais pormenores do que se os telescópios fossem utilizados independentemente uns dos outros.

Carolin Liefke tirou esta fotografia durante uma visita ao Paranal e submeteu-a ao grupo Flickr Your ESO Pictures. O grupo Flickr é regularmente revisto e as melhores fotografias são seleccionadas para  aparecerem na nossa popular série Fotografia da Semana ou na nossa galeria de imagens. A Carolin trabalha na Haus der Astronomie (Casa da Astronomia), um centro de educação e divulgação de astronomia em Heidelberg, Alemanha, e é também um membro do ESO Science Outreach Network(ESON). O ESON leva as notícias do ESO aos Estados Membros e outros países, ao traduzir as notas de imprensa e ao ser o ponto de contacto com os media locais.

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1331a/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.