fbpx
14 de novembro de 2024

O Caso de Amor da SpaceX Com a Lua: Empresa É Selecionada Para Levar Os Rovers da ISpace Para o Nosso Satélite Natural

Uma empresa japonesa que tem como objetivo ajudar a humanidade a explorar e se estabelecer na Lua, irá voar suas duas primeiras missões lunares com a SpaceX.

A startup ispace baseada em Tóquio contratou para lançar seus landers lunares e seus mini-rovers como cargas secundárias no topo do foguete Falcon 9 da SpaceX em 2020 e 2021, anunciaram os representantes das duas empresas, nessa quarta-feira, dia 26 de Setembro.

“Nós compartilhamos a visão com a SpaceX de permitir que humanos vivam no espaço, então estamos muito orgulhosos deles se juntarem a nós nesse primeiro passo da nossa jornada”, disse Takeshi Hakamada, CEO e fundador da ispace.

O primeiro passo de duas fases é conhecido como Hakuto-Reboot, ou Hakuto-R. O nome é uma referência à equipe Hakuto que participou do extinto prêmio Google Lunar X Prize que prometia dar 30 milhões em prêmios para a primeira equipe que pousasse com sucesso seus rovers na Lua.

A missão de 2020 da ispace será considerada um sucesso se o lander atingir a órbita lunar, disseram os representantes da empresa. No ano seguinte, o objetivo é colocar um lander de maneira suave na superfície da Lua e lançar rovers a partir dele para coleta de dados.

Ambas as missões – que a ispace irá desenvolver graças a um fundo de mais de 90 milhões de dólares de investimento – são demonstrações de tecnologia, desenvolvidas para ajudar a empresa a embasar seus futuros planos muito mais ambiciosos.

Eventualmente, a ispace tem como objetivo desenvolver um serviço de transporte lunar robótico e usar os seus rovers para identificar e ajudar a explotar os recursos disponíveis no vizinho mais perto da Terra, como o gelo de água.

Esse trabalho poderia ajudar a liderar a realização de uma permanência humana na Lua num futuro não muito distante.

A ispace também lançou uma imagem do seu recém-desenhado módulo de pouso lunar e rover. A empresa anteriormente disse que o lander terá capacidade de carga de 30 quilogramas para a Lua e o rover será baseado no rover de 4kg da Equipe Hakuto.

A ispace não é a única empresa interessada em vender serviços de transporte para a superfície da Lua e buscar recursos lunares. Por exemplo, os planos das empresas americanas Astrobotic, Blue Origin e Moon Express todas têm algum tipo de sobreposição com alguns dos objetivos da ispace.

“Nós estamos entrando numa nova era da exploração espacial, e a SpaceX tem orgulho de ter sido selecionada pela ispace para lançar suas primeiras missões para a Lua”, disse a presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell. “Nós estamos ansiosos para levar a inovadora nave da ispace para a Lua”.

Fonte:

https://www.space.com/41937-ispace-moon-exploration-company-spacex-launches.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo