fbpx
16 de novembro de 2024

O BRASIL SE TORNARÁ INABITÁVEL DAQUI 50 ANOS?

CONSIDERE APOIAR O TRABALHO DO SPACE TODAY, ASSINANDO A PLATAFORMA SPACE TODAY PLUS PREMIUM, POR APENAS R$29,00 POR MÊS, MENOS DE 1 REAL POR DIA!!! https://spacetodayplus.com.br/premium/ ADQUIRA JÁ O SEU INGRESSO PARA A APRESENTAÇÃO : "SERÁ QUE ESTAMOS SOZINHOS?", DIA…

CONSIDERE APOIAR O TRABALHO DO SPACE TODAY, ASSINANDO A PLATAFORMA SPACE TODAY PLUS PREMIUM, POR APENAS R$29,00 POR MÊS, MENOS DE 1 REAL POR DIA!!!

https://spacetodayplus.com.br/premium/

ADQUIRA JÁ O SEU INGRESSO PARA A APRESENTAÇÃO : “SERÁ QUE ESTAMOS SOZINHOS?”, DIA 17 DE AGOSTO 20H NO TEATRO GAZETA, NA AVENIDA PAULISTA, 900!!! LINK PARA COMPRAR O INGRESSO:

https://bileto.sympla.com.br/event/91890/d/264513/s/1807391

Você certamente ouviu isso essa semana, que o Brasil daqui 50 anos vai se tornar inabitável. Mas de onde veio isso? Tudo isso vem de um artigo publicado na Science Advances em 2020 e de um post no site da NASA de 2022. O estudo foi feito com base no que se chama de Temepratura de Bulbo Úmido, essa temperatura tem um limite, que é de 35 graus Celsius, acima disso, ela causa sérios problemas fisiológicos como principalemte e ineficácia do corpo humano em controlar a sua temperatura por meio do suor.

Com base nos dados atuais e usando modelos a conclusão do artigo é que em 50 anos, o Brasil terá pontos em que a TW atinigirá esses 35 graus Celsius tornando aquela área imprópria para se sobreviver. Não é o país todo, e nem para sempre, são determinadas porções e por períodos de tempos.

O artigo original:

https://pt.slideshare.net/slideshow/the-emergence-of-heat-and-humidity-too-severe-for-human-tolerance/270479737

O artigo no site da NASA:

https://science.nasa.gov/earth/climate-change/too-hot-to-handle-how-climate-change-may-make-some-places-too-hot-to-live/

#climatechange #brazil #life #RUMOA2MILHOES

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo