Para todos que lêem o blog do Space Today, que já está no ar a 10 anos, peço desculpas, pois desde sábado, o blog ficou fora do ar. Estamos sofrendo ataques, invasões e para preservar os mais de 11 mil posts que tenho aqui, ele é tirado do ar assim que é invadido. Estou providenciando mudança de servidor para garantir o seu funcionamento. Muito obrigado pela compreensão de todos.
Desde ontem eu queria postar essa imagem que saiu no APOD, pois além de ser uma imagem muito linda foi feita por brasileiros durante o eclipse total do Sol de 21 de Agosto de 2017.
Onde você estava durante o chamado Grande Eclipse Americano de 2017? Há um ano atrás, no dia 21 de Agosto de 2017, mais de 100 milhões de pessoas na América do Norte conseguiram observar um eclipse parcial do Sol, enquanto que mais de 10 milhões de pessoas, numa faixa dos Estados Unidos conseguiu ver o Sol desaparecer por completo atrás da Lua, ou seja, presenciaram um eclipse total do Sol.
Estima-se que 88% dos norte-americanos adultos observaram o eclipse ou pessoalmente ou eletronicamente. Esse com certeza foi um dos eventos astronômicos mais bem fotografados da história da humanidade, imagens do eclipse foram feitas de todas as formas possível, incluindo uma visão pouco comum, que foi feita de um balão na estratosfera.
Cerca de 50 balões foram lançados como parte do projeto Eclipse Ballooning da NASA. A imagem desse posta mostra um Frame de um vídeo panorâmico de 360 graus que foi feito por um desses balões no estado de Idaho, o mais legal disso tudo, é que esse balão especificamente foi lançado por estudantes brasileiros junto com a NASA e com a Universidade Estadual de Montana. Na imagem é possível ver a sombra escura da Lua cruzando a Terra. Embora o eclipse total tenha durado menos de 3 minutos, muitos que observaram, lembrarão do evento por toda a vida. Em 2024 outro eclipse total do Sol irá cruzar os EUA, dessa vez de sul para norte, começando no Texas e terminando no Maine.
Parabéns aos estudantes brasileiros e a todos os envolvidos nesse belo experimento feito durante o eclipse total do Sol. Incluindo o pessoal do CASB e da UNB. O nome do projeto que fez o lançamento do balão, é Projeto Kuaray.
Fonte: