fbpx

O Belo Pilar Vulcânico do Monte Etna

Uma cena que parece ter saído do Senhor dos Anéis foi registrada em uma das últimas erupções do Monte Etna.

A imagem mostra um feixe de luz que parece ser atirada da caldeira do vulcão, passando pela densa nuvem de poeira e fumaça do vulcão atingindo o céu.

Mas será que isso tem alguma explicação?

Na imagem feita do vulcão Etna é possível ver um fino véu de nuvem iluminado com a cor vermelha pelo vulcão. Esse é um pacote de nuvens do tipo cirrus, são nuvens mais baixas formadas pela condensação do vapor d’água ejetado pelo próprio vulcão Etna. De qualquer forma essas nuvens são suficientemente frias nessa altura e nessas condições para conter cristais de gelo. Esses cristais de gelo tem a forma de uma placa hexagonal e estão na horizontal. Cada um desses milhões de cristais age como um pequeno espelho refletindo o brilho incandescente gerado pelo vulcão Etna de volta para a Terra. Então com isso temos um lindo Pilar Vulcânico.

A coleção de reflexões  dos cristais forma um pilar que por uma ilusão de óptica acaba ficando bem em cima do vulcão. Lembre-se isso é apenas uma ilusão, não tem nenhum feixe de luz saindo diretamente do vulcão para o céu. Mas milhões de cristais opticamente perfeitos produzem essa bela ilusão.

Os cristais de gelo nesse caso não estão perfeitamente na horizontal, mas sim um pouco deslocados, meio que cambaleantes, isso acontece com grandes cristais. Se a camada de nuvem é profunda o suficiente, um pilar pode ser formado por cristais menores que não tenho esse movimento.

Fonte:

https://www.atoptics.co.uk/fza263.htm

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo