Dione com seus 1123 quilômetros de diâmetro é maior do que Reia com seus 1527 quilômetros de diâmetro? Não, claro que não. A sonda Cassini simplesmente registrou uma imagem quando Dione estava muito mais próxima de sua câmera, fazendo com que ela parecesse muito maior do que sua lua irmã, Reia.
Além da beleza, imagens como essa podem ajudar os navegadores da sonda Cassini a determinarem exatamente onde a sonda está e confirmarem qual é o seu curso.
Essa imagem foi feita com a sonda Cassini observando o hemisfério oculto de Dione. O Norte em Dione está para cima. A Imagem foi feita na luz visível com a câmera de ângulo restrito da sonda Cassini, no dia 11 de Abril de 2015.
Essa imagem foi obtida a uma distância de aproximadamente 110000 quilômetros de Dione e com o conjunto Sol-Dione-Cassini , em fase com ângulo de 29 graus. A escala da imagem é de 660 metros por pixel. Reia, estava a 500000 quilômetros de distância, e com o conjunto Sol-Reia-Cassini em fase com ângulo de 30 graus. A escala da imagem em Reia é de 3 quilômetros por pixel.
A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califónria, em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagemento fica baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.
Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite: http://saturn.jpl.nasa.gov ou http://www.nasa.gov/cassini . O site da equipe de imageamento da Cassini é: http://ciclops.org .
Fonte:
http://www.nasa.gov/jpl/cassini/pia18319/dione-dwarfing-rhea