fbpx
27 de fevereiro de 2024

O Belo Aglomerado Globular de Estrelas NGC 6558

Este amontoado brilhante de estrelas é o aglomerado globular NGC 6558, e foi capturado pela Advanced Camera for Surveys do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA. O aglomerado  NGC 6558 está mais perto do centro da Via Láctea do que a Terra, e fica a cerca de 23.000 anos-luz de distância na constelação de Sagitário.

Aglomerados globulares como o NGC 6558 são coleções fortemente ligadas de dezenas de milhares a milhões de estrelas , e podem ser encontrados em uma ampla gama de galáxias . Como esta observação mostra, as estrelas em aglomerados globulares podem ser densamente compactadas; esta imagem está repleta de estrelas em uma rica variedade de matizes. Alguns dos habitantes mais brilhantes deste aglomerado globular estão cercados por picos de difração proeminentes, que são artefatos de imagem causados ​​pela luz das estrelas interagindo com o funcionamento interno do Hubble.

Aglomerados globulares servem como interessantes laboratórios naturais para os  astrônomos poderem testar suas teorias, já que todas as estrelas em um aglomerado globular se formaram aproximadamente ao mesmo tempo com composição inicial semelhante. Esses aglomerados estelares, portanto, fornecem informações únicas sobre como diferentes estrelas evoluem sob condições semelhantes. Esta imagem vem de um conjunto de observações investigando aglomerados globulares no interior da Via Láctea. Os astrônomos estavam interessados ​​em estudar esses aglomerados globulares para obter mais informações sobre como os aglomerados globulares na Via Láctea se formam e evoluem.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, R. Cohen

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2220a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo