fbpx
26 de dezembro de 2024

O ASTEROIDE DIMORPHOS AGORA TEM 2 CAUDAS E PARECE UM COMETA!!!

ASSINE AGORA O SPACE TODAY PLUS, R29,90 POR MÊS, MENOS DE 1 REAL POR DIA, PARA VOCÊ ACOMPANHAR, SÉRIES, DOCUMENTÁRIOS, CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!!! https://quero.plus Duas caudas de poeira ejetadas do sistema de asteroides Didymos-Dimorphos são vistas em novas imagens do Telescópio…

ASSINE AGORA O SPACE TODAY PLUS, R29,90 POR MÊS, MENOS DE 1 REAL POR DIA, PARA VOCÊ ACOMPANHAR, SÉRIES, DOCUMENTÁRIOS, CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!!!

https://quero.plus

Duas caudas de poeira ejetadas do sistema de asteroides Didymos-Dimorphos são vistas em novas imagens do Telescópio Espacial Hubble da NASA , documentando as consequências remanescentes do impacto do Double Asteroid Redirection Test (DART) da NASA.

A espaçonave DART impactou Dimorphos, uma pequena lua de Didymos, em 26 de setembro em um teste de defesa planetária para mudar a órbita de Dimorphos colidindo com ela. Os dados atuais mostram que o DART encurtou a órbita original de 11 horas e 55 minutos do Dimorphos em torno de Didymos em cerca de 32 minutos.

Observações repetidas do Hubble nas últimas semanas permitiram aos cientistas apresentar uma imagem mais completa de como a nuvem de detritos do sistema evoluiu ao longo do tempo. As observações mostram que o material ejetado, ou “ejecta”, expandiu e diminuiu de brilho com o passar do tempo após o impacto, em grande parte como esperado. A cauda gêmea é um desenvolvimento inesperado, embora um comportamento semelhante seja comumente visto em cometas e asteróides ativos. As observações do Hubble fornecem a imagem de melhor qualidade da cauda dupla até o momento.

Após o impacto, o Hubble fez 18 observações do sistema. As imagens indicam a segunda cauda formada entre 2 e 8 de outubro.

Nesta imagem, o DART impactou o sistema Didymos-Dimorphos na direção das 10 horas.

A relação entre a cauda semelhante a um cometa e outras características ejetadas vistas em vários momentos em imagens do Hubble e outros telescópios ainda não está clara, e é algo que a equipe de investigação está trabalhando para entender. A cauda do norte é recentemente desenvolvida. Nos próximos meses, os cientistas examinarão mais de perto os dados do Hubble para determinar como a segunda cauda se desenvolveu. Há uma série de cenários possíveis que a equipe investigará.

FONTE:

https://www.nasa.gov/feature/nasa-s-hubble-spots-twin-tails-in-new-image-after-dart-impact

#DART #DIMORPHOS #PLANETARYDEFENSE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo