O Anel D de Saturno pode ser difícil de ser observado, mas ele recompensa a nossa paciência. Na imagem acima, a sonda Cassini registrou parte da estrutura desse tênue anel, que aparece aqui como um bandamento claro e escuro na parte superior direita da imagem. O material mais brilhante, na parte inferior esquerda é o Anel C de Saturno. Esse bandamento que é distinto do padrão vertical que os cientistas da Cassini estão monitorando, permanece como algo misterioso para os cientistas.
As linhas verticais na imagem são os rastros deixados pelas estrelas. O Anel D é tão apagado que para poder captura-lo é necessário usar imagens de longa exposição e assim, durante o imageamento as estrelas parecem ter se movido significantemente devido ao movimento da sonda.
A imagem acima, foi feita com a câmera da Cassini apontada na direção iluminada pelo Sol a aproximadamente 8 graus acima do plano dos anéis. A imagem foi feita na luz visível com a câmera de ângulo restrito da Cassini no dia 2 de Abril de 2013.
A imagem foi adquirida a uma distância aproximada de 510000 quilômetros de Saturno, com o conjunto, Sol-Saturno-Cassini em fase com ângulo de 147 graus. A escala da imagem é de 3 quilômetros por pixel.
A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo entre a NASA, a Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Italiana. O Labortório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. A equipe de imageamento fica baseada no Space Science Institute, em Boulder, no Colorado.
Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite: http://saturn.jpl.nasa.gov ou http://www.nasa.gov/cassini . O site da equipe de imageamento da Cassini é o http://ciclops.org .
Fonte:
http://saturn.jpl.nasa.gov/photos/imagedetails/index.cfm?imageId=4826