Esse campo estelar brilhante, capturado pela Wide Field Camera 3 e pela Advanced Camera For Surveys do Telescópio Espacial Hubble, contém o aglomerado globular de estrelas conhecido como ESO 520-21, também conhecido como Palomar 6. Uma coleção, aproximadamente esférica e densamente empacotada de estrelas, que fica localizada perto do centro do a via Láctea, onde o gás interestelar e a poeira absorvem a luz das estrelas e fazem com que as observações sejam desafiadoras.
A absorção causada pelo material interestelar afeta alguns comprimentos de onda de luz, mais do que outros, mudando as cores dos objetos astron6omicos e fazendo com quele apareçam mais avermelhados do que realmente são. Os astrônomos chamam esse processo de avermelhamento, e isso faz com seja particularmente complicado determinar as propriedades dos aglomerados globulares de estrelas próximos do centro galáctico, como é o caso do ESO 520-21.
O aglomerado globular de estrelas ESO 520-21 está localizado na constelação de Ophiuchus, perto do equador celeste. Ophiuchus foi uma das 48 constelações que apareceu nos escritos do astrônomo egípcio do século segundo, Ptolomeu, todas essas 48 fazem parte do conjunto de 88 constelações que são oficialmente reconhecidas pela União Astronômica Internacional, atualmente. Nem todas as constelações propostas pelos astrônomos através da história sobreviveram, entre elas, temos a Felis, a Rangfier, e a Officina Typographica.
Crédito:
ESA/Hubble and NASA, R. Cohen
Fonte: