O Aglomerado de Galáxias Abell 2813 E O Fantástico Efeito de Lente Gravitacional

A imagem acima foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble e mostra o aglomerado de galáxias Abel 2813, também conhecido como ACO 2813. Essa imagem tem uma beleza delicada e também ilustra como a física funciona no universo. A imagem demonstra de forma espetacular o que conhecemos como lente gravitacional.

Entre os pequenos pontos, as espirais e as formas ovais que são as galáxias que pertencem ao aglomerado, existem umas formas curvas, que lembram um Lua Crescente. Esses arcos de luz são exemplos forte do que se conhece como lente gravitacional. A imagem foi compilada usando observações feitas com a Advanced Camera for Surveys e a Wide Field Camera 3 do Hubble.

A lente gravitacional ocorre quando a massa de um objeto faz com que a luz seja distorcida. Os arcos de luz e a luz em forma de S não são galáxias que possuem essa forma, mas sim, galáxias que tiveram a sua luz distorcida pela grande massa do aglomerado de galáxias e que estão localizadas mais distantes que o Abel 2813. O aglomerado de galáxias tem muita massa e age como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se distorçam ao seu redor. Essas distorções podem aparecer com diversas formas, desde longas linhas até arcos.

Essa evidência visual que a massa faz com que a luz sofra uma distorção é usada como uma prova de uma das mais famosas teorias científicas de todos os tempos, a Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, D. Coe

Fonte:

[https://esahubble.org/images/potw2115a/]
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.