fbpx

O 1º LANÇAMENTO ORBITAL NO BRASIL NESSE SÉCULO! | MISSÃO SPACEWARD

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, está prestes a sediar um marco histórico para o programa espacial brasileiro (e sul coreano). O foguete Hanbit-Nano, da startup sul-coreana Innospace, está pronto para seu voo inaugural, marcando não apenas…

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, está prestes a sediar um marco histórico para o programa espacial brasileiro (e sul coreano). O foguete Hanbit-Nano, da startup sul-coreana Innospace, está pronto para seu voo inaugural, marcando não apenas o primeiro lançamento comercial da empresa, mas também o primeiro lançamento orbital comercial realizado em território brasileiro. Se der certo, será o primeiro lançamento orbital da história do Brasil.

A “Operação Spaceward 2025”, coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA/FAB), envolve cerca de 400 profissionais brasileiros, entre militares e civis, além de 60 integrantes da equipe sul-coreana.

A missão transportará oito cargas úteis registradas (cinco pequenos satélites e três experimentos tecnológicos) de cinco clientes de três países: Brasil, Índia e Coreia do Sul.

As cargas brasileiras incluem:
– Dois satélites da Universidade Federal do Maranhão (UFMA): o Jussara-K e o PionBR-2 (também conhecido como “Cientistas de Alcântara”, do DARTiLab), que passou por testes de vibração no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE.

– Duas cargas da AEB: dois satélites e uma unidade de Sistema de Navegação Inercial, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e um consórcio de empresas (Concert Space, Horuseye Tech e Cron).

– Uma unidade de Sistema de Navegação por Satélite (GNSS) e um Sistema de Navegação Inercial da empresa Castro Leite Consultoria (CLC).

– Completam a missão um satélite da empresa indiana Grahaa Space e uma carga simbólica da marca sul-coreana BREWGURU.

Vamos acompanhar ao vivo a tentativa de lançamento de mais um Falcon 9 levando mais satélites para a mega constelação Starlink, projeto da SpaceX para sistema de comunicação de Internet via satélite.

📎 CIÊNCIA NA ESTRADA | RIACHO FUNDO
19 A 23 DE NOVEMBRO | 14H | BRASÍLIA -DF
INGRESSOS GRATUITOS:
https://www.sympla.com.br/evento/ciencia-na-estrada-riacho-fundo/3189862

📎 AJUDE O PIRULLA:
https://www.pirulla.com.br

📎 MASTER CIDADANIA:
https://mastercidadania.com.br

📎 SPACE TODAY STORE:
https://www.spacetodaystore.com.br

📎CANAL DE CORTES OFICIAL DO SPACE TODAY:
https://www.youtube.com/@SpaceToday2

📎 Se cadastre #SERASpace para a corrida pelo terceiro astronauta brasileiro:
https://t.me/sera_mission_control_bot/app?startapp=T4EN4V3T

📎 Entre nos grupos de WhatsApp e no canal de notícias da Starship:
https://arionscience.com.br

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Arquivo