fbpx

Nuvem Iridescente Stickleback É Fotografada em Montana


A foto acima mostra uma nuvem iridescente que apresenta a chamada instabilidade de Kelvin-Helmholtz e que foi fotografada sobre Helena, em Montana no dia 6 de Novembro de 2011. Recentemente esse mesmo fotógrafo registrou o Sol surgindo por detrás de uma pequena nuvem lenticular, mas essa nuvem em forma de charuto ou de um peixe cheio de espinhos estava abaixo do Sol. O fotógrafo teve que se posicionar para que pudesse registrar a nuvem do melhor ângulo possível e sem a interferência de agentes externos, por exemplo, como fios de alta tensão cruzando o céu. Felizmente ele estava com sua câmera no momento certo.

As nuvens Kelvin-Helmholtz se formam quando o vento cisalhante é bem pronunciado no nível da nuvem. O vento cisalhante levanta essas feições parecidas com cristas na superfície ondulada da nuvem a partir de uma camada de ar relativamente estável em uma camada mais instável acima dela. As nuvens Kelvin-Helmholtz normalmente são mais observadas na presença de outros tipos de nuvens como as lenticulares alto-cúmulo estão presentes. Como as nuvens lenticulares e outras nuvens onduladas são compostas de gotículas de água ao invés de cristais de gelo, as nuvens iridescentes algumas vezes são detectadas ao longo de suas bordas.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/01/stickleback-iridescent-cloud.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Arquivo