Novo Pulsar É Descoberto Durante Busca Por Anãs Brancas

Uma equipe internacional de astrônomos detectou um novo pulsar durante uma pesquisa por companheiras de pouca massa de estrelas de nêutrons as chamadas anãs brancas, conduzida com o radiotelescópio Robert C. Byrd Green Bank Telescope, o GBT em Green Bank, West Virginia.

Pulsares são estrelas de nêutrons em rotação altamente magnetizadas ou anãs brancas que emitem um feixe de radiação eletromagnética. Essa radiação tem uma periodicidade regular, normalmente detectada na forma de pequenas explosões de emissões de rádio. Em geral, os pulsares são encontrados usando grandes radiotelescópios. Até agora, milhares desses objetos já foram detectados.

Recentemente, um grupo de pesquisadores liderado por Jeff J. Andrews da Foundation for Research and Technology-Hellas na Grécia, empregou o GBT para observações de rádio com foco na descoberta de companheiras de pouca massa de estrelas de nêutrons, as anãs brancas. A campanha observacional, que estudou  estrelas na pesquisa Extremely Low Mass White Dwarf (ELM WD), resultou na detecção de um pulsar previamente não identificado com um pulso de período relativamente longo. O objeto recém-descoberto recebeu a designação PSR J0802-0955.

De acordo com o estudo, o PSR J0802-0955 tem um período de rotação de cerca de 571 milissegundos e uma medida de dispersão de aproximadamente 69.4 anos-luz/cm^3. O pulsar foi descoberto coincidentemente com a posição de uma anã branca com uma massa de 0.2 vezes a massa do Sol, conhecida como SDSS J080250.13-095549.8.

Contudo, os pesquisadores concluíram que o objeto recém-detectado é um pulsar isolado. Eles notaram que o pulso de período relativamente longo do PSR J0802-0955, tinha uma falta de variações na velocidade radial nos dados de ondas de rádio, e o grande tamanho do feixe do GBT na frequência observada de 340 MHz, indicando que esse pulso não está associado com a SDSS J080250.13-095549.8 aproximadamente na mesma posição e distância.

“O PSR J0802-0955 mostra um pulso de período estável sem variações Doppler numa precisão de cerca de 10 a 6 segundos para subdivisões individuais de 35 minutos. Com base na curva de velocidade radial óptica do LMWD, uma estrela companheira de uma estrela de nêutrons com 1.4 vezes a massa do Sol, poderia mostrar o período de rotação de cerca de 10 a 4 segundos durante as nossas observações. Nós concluímos que o PSR J0802-0955 é mais provável que seja um pulsar isolado”, escreveram os cientistas.

Assim, o PSR J0802-0955 é outro objeto identificado da pesquisa ELM WD, que procura por anãs brancas de pouca massa em sistemas binários. Os objetos do ELM WD são normalmente encontrados em sistemas binários já que o universo não é antigo o suficiente para formá-los a partir da evolução de uma única estrela. Os estudos mostram que enquanto que a maioria das companheiras detectadas no projeto ELM WD são anãs brancas, algumas podem ser estrelas de nêutrons.

Fonte:

https://phys.org/news/2018-06-pulsar-companion-low-mass-white-dwarf.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.