fbpx

Novo Livro Traz Fotos Inéditas e Confirma o Legado de Albert Einstein

Albert Einstein fez inúmeros trabalhos de ponta e revolucionou não só a física, mas como muitas outras áreas da ciência com as suas ideias, suas teorias, suas citações e realizações. Antes de Einstein as leis que governavam a nossa percepção do universo eram do século 17 e tinham sido forjadas por Isaac Newton. Em 1905 quando ele trabalhava num escritório de patentes na Suíça ele desenvolveu uma nova visão da realidade. No universo de Albert Einstein, o espaço e o tempo não eram absolutos e imutáveis mais sim relativos, ou seja, as coisas poderiam encolher ou se esticar dependendo do observador. Dessa realização Albert Einstein concluiu que a matéria e a energia eram dois aspectos de uma mesma coisa e que poderiam emergir uma da outra. Ele expressou sua conclusão naquela que com certeza é a equação mais famosa da história da física E = m.c2. Com esse simples mas momentâneo conjunto de letras ele fundou a base da era atômica.

Embora a teoria da relatividade tivesse sido algo audacioso, Einstein tinha muito mais para oferecer e em 1915 ele desenvolveu a Teoria Geral da Relatividade. Essa teoria fornecia um modelo inteiramente novo para a gravidade. Ao invés de ser uma força de atração que todos os objetos exerciam um sobre o outro, visão que foi dada por Newton, Einstein declarou que ela era uma torção na fábrica elástica do espaço-tempo. Como o renomado físico britânico Stephen Hawking escreveu para a revista Time na ediçãoo de pessoa do século, a descoberta de Einstein de que o espaço e o tempo eram maleáveis e se ajustavam dependendo das forças que nele agiam foi “a grande mudança na nossa percepção sobre a arena em que vivemos desde que Euclides escreveu o seu livro Elements em 300 A.C”. O mundo confirmou sua teoria em 1919 através da observação de um eclipse total do Sol onde puderam ver que a posição prevista de determinadas estrelas estavam erradas devido ao desvio da luz ao passar por um grande corpo como o Sol. Era a base para a teoria das lentes gravitacionais e que ajudam na pesquisa atual dos grandes mistérios do universo como a matéria e a energia escura.

Assim, Einstein se tornou famoso no mundo inteiro. Um novo livro intitulado “Albert Einstein – The Enduring Legacy of a Modern Genius” (http://www.amazon.com/TIME-Albert-Einstein-Enduring-Legacy/dp/1603201734/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1312232226&sr=1-1) está sendo lançado e conta muitas histórias sobre a vida de Einstein relacionando-as com o atual estado da arte da física, cosmologia e astrofísica.

O livro está também recheado de fotos inéditas de Einstein que mostram o gênio em momentos de descontração, em família e em momentos de pura reflexão. Abaixo uma galeria com um pequeno aperitivo com as fotos desse novo livro sobre  a vida do maior gênio que já passou pela Terra, Albert Einstein.

[nggallery id=24]

Fonte:

http://www.time.com/time/photogallery/0,29307,2085230,00.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .