fbpx
24 de dezembro de 2024

Novo Instrumento No ESO Para Estudar As Ondas Gravitacionais

Este retrato de família dos telescópios instalados no Observatório de La Silla do ESO foi tirado em 2019 durante o pôr do Sol, nas periferias do deserto chileno do Atacama.

Bem no centro da imagem podemos ver um dos novos membros da família de La Silla: o BlackGEM, um conjunto de telescópios óticos que, muito em breve, irá juntar-se à procura de alguns dos eventos  mais poderosos e dramáticos do Universo, tais como a fusão de estrelas de neutrões e buracos negros. Esta rede robótica foi desenvolvida por três instituições: Universidade Radboud (donde é controlada remotamente), Netherlands Research School for Astronomy (NOVA) e KU Leuven.

Estes eventos exóticos dão origem a ondulações no tecido do espaço-tempo, as chamadas ondas gravitacionais. O BlackGEM trabalhará em conjunto com detectores de ondas gravitacionais, como o LIGO e o Virgo, para localizar no ótico as fontes responsáveis pelas ondas gravitacionais detectadas por estes instrumentos. Desde modo, os grandes telescópios — como por exemplo o Very Large Telescope (VLT) do ESO — poderão levar a cabo observações de seguimento detalhadas, o que fornecerá aos astrónomos pistas sobre alguns dos eventos mais extremos do Universo, ajudando assim a revelar os mistérios do cosmos.

Crédito:

Zdeněk Bardon (bardon.cz)/ESO

Fonte:

https://www.eso.org/public/brazil/images/potw2149a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo