Na última sexta-feira dia 13 de Agosto de 2010, a sonda Cassini enviou para a Terra uma estupenda coleção de novas imagens feitas a partir de seu sobrevôo sobre três luas do planeta dos anéis. A sonda visitou as luas Encélado, Tetis e Dione. Com essas novas imagens o álbum construído pela Cassini desde que começou a orbitar o planeta Saturno em 2004 ganhou novos e belos exemplares.
As imagens que a Cassini enviou e que estão aqui reproduzidas estão sendo comparadas a pinturas de Caravaggio devido ao marcante contraste entre brilho e escuridão que tanto marcou o pintor em sua fase chiaroscuro.
A primeira imagem mostra gêisers de água e vapor iluminados pelo Sol no satélite Encélado:
Outra imagem de Encélado mostra a fissura chamada de Damascus Sulcus essa imagem foi feita pela Cassini a uma distância de 1661 milhas do satélite, essa feição também foi rastreada peloespectrômetro infravermelho da Cassini com a finalidade de criar um mapa térmico:
Outra imagem de Encélado mostra o satélite e o arco brilhante da atmosfera de Saturno:
Ainda mostrando uma composição entre o planeta e seu satélite é possível ver nessa outra imagem Encélado eclipsando a atmosfera brilhante do planeta Saturno:
O limbo de Encélado pode ser visto nessa imagem feita a 7500 milhas de distância:
A superfície acidentada de Encélado pod e ser vista nessa outra imagem da Cassini:
Mais plumas emitidas por Encélado foram capturadas pela Cassini e são aqui apresentadas:
A cratera Penélope foi registrada em detalhe pela sonda Cassini na lua Tetis:
Outra imagem do limbo de Tetis pode ser vista nessa imagem:
A sonda Cassini também registrou uma imgem do satélite Dione a apenas 700 milhas de distância: