Brilhando intensamente nessa imagem do Hubble está a nossa vizinha estelar mais próxima, a Proxima Centauri.
A Proxima Centauri localiza-se na constelação de Centaurus (O Centauro), a apenas 4 anos-luz de distância da Terra. Embora pareça brilhante para os olhos do Hubble, como você esperaria da estrela mais próxima do Sistema Solar, a Proxima Centauri não é visível a olho nu. Sua luminosidade média é muito baixa, e ela é bem pequena se comparada com as outras estrelas, com somente um oitavo da massa do Sol.
Contudo, em uma ocasião, seu brilho aumenta. A Proxima é que nós conhecemos como “flare star”, significando que o processo de convecção dentro do corpo da estrela sofre mudanças aleatórias e dramáticas em brilho. O processo de convecção não somente dispara explosões brilhantes da luz da estrela, mas combina com outros fatores, significando que a Proxima Centauri tem uma longa vida. Os astrônomos estimam que essa estrela permanecerá na meia idade – ou na sequência principal, em termos astronômicos – por aproximadamente 4 trilhões de anos, ou algo 300 vezes a idade do Universo atual.
Essas observações foram feitas usando a Wide Field and Planetary Camera 2 (WFPC2). A Proxima Centauri é na verdade um sistema estelar triplo – as suas duas companheiras Alpha Centauri A e B localizam-se fora do quadro.
Embora para os padrões cósmicos ela é uma vizinha próxima, a Proxima Centauri lembra um objeto pontual mesmo usando a visão aguçada do Hubble insinuando a grandeza do universo que nos rodeia.
Fonte:
http://spacetelescope.org/images/potw1343a/