Nova Imagem da Cassini Mostra Anéis de Saturno Fatiando o Satélite Titã

Os anéis de Saturno, nessa nova imagem da sonda da NASA Cassini, cortam a visão da maior lua de Saturno, Titã.

As feições de albedo escuro em Titã e a calota polar norte do satélite são visíveis nessa imagem.

Essa imagem foi feita com a câmera da sonda Cassini olhando em direção ao sul, para o lado não iluminado dos anéis a partir de um ponto um pouco abaixo do plano dos anéis e em direção à face de Saturno que está voltada para Titã. O norte de Titã está para cima na imagem.

A imagem foi feita com a câmera de ângulo restrito da Cassini no dia 12 de Maio de 2011, usando um filtro espectral sensível aos comprimentos de onda do infravermelho próximo com a luz centrada em 938 nanômetros. Essa imagem foi adquirida a uma distância aproximada de 2.3 milhões de quilômetros de Titã, e o conjunto Sol-Titã-Cassini estava em fase com ângulo de 11 graus. A escala da imagem é de 14 km/pixel.

Fonte:

http://saturn.jpl.nasa.gov/photos/imagedetails/index.cfm?imageId=4324

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.