fbpx
22 de novembro de 2024

Nova Imagem Colorida de Alta Resolução da Cratera de Graft

EW1017384139G.3band.mapped


observatory_150105Essa imagem apresenta a cratera de Graft e fornece uma nova visão de alta resolução da variação de cor associada com essa intrigante cratera. O assoalho da de Graft é coberto com cavidades brilhantes, que podem ser vistas em detalhes na imagem abaixo previamente lançada. Os picos centrais da de Graft aparecem em azul nessa imagem, similar à cratera Bartok, provavelmente devido ao material trazido para a superfície desde as profundezas de Mercúrio durante o evento de impacto que gerou a cratera. Ao redor do anel da deGraft, o material aparece em laranja mais brilhante nessa imagem pode ser identificado, e que pode ser outro diferente tipo de rocha que existe abaixo da superfície e que foi escavado durante o impacto, como é visto também na cratera Kuiper.

degraft_mosaic


A imagem acima foi adquirida como uma observação colorida planejada de alta resolução. Observações coloridas planejadas são imagens de pequenas áreas da superfície de Mercúrio com resoluções maiores do que 1 km por pixel usado no mapa base de 8 cores. Durante a missão primária da sonda MESSENGER, centenas de observações coloridas planejadas foram adquiridas. Durante a missão estendida da sonda MESSENGER, observações planejadas coloridas são mais raras, já que o mapa base de 3 cores cobriu o hemisfério norte de Mercúrio com as imagens coloridas de mais alta resolução possível.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1269


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo