fbpx
24 de novembro de 2024

Notícia Urgente: Câmera HiRISE Faz Imagem do Opportunity – Space Today TV Ep.1483

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

A NASA ainda não conseguiu ouvir o rover Opportunity desde que a tempestade de poeira em Marte começou, mas pelo menos agora, nós podemos ver o rover.

Uma nova imagem feita pela câmera HiRISE, uma câmera de alta resolução a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, a MRO, mostra um pequeno objeto nos taludes do Perseverance Valley do Planeta Vermelho. Esse objeto é o rover Opportunity, que estava descendo por esse vale quando a tempestade de poeira varreu toda a região e praticamente todo o planeta a pouco mais de 100 dias atrás.

A tempestade levantou poeira suficiente para engolfar todo o planeta, bloqueando assim a luz do Sol que chega na superfície marciana. A falta de luz solar fez com que o Opportunity que depende do Sol para gerar energia entrasse em hibernação.
A equipe do rover no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, na Califórnia, não ouviu mais o rover desde que a tempestade começou. Em 11 de Setembro de 2018, o JPL começou a aumentar a freqüência dos comandos que estão sendo enviados para o rover que já tem quase 15 anos.

O tau, uma medida de quanta luz solar atinge a superfície, sobre o rover Opportunity foi estimado um pouco acima de 10 durante alguns pontos durante a tempestade de poeira, um dos mais altos já estimados em Marte. Desde então, o tau tem caído nos últimos meses. Na última quinta-feira, dia 20 de Setembro de 2018, quando essa imagem foi feita, o tau era estimado em torno de 1.3 pela Mars Color Imager da MRO.

Essa imagem foi produzida de uma altura de 267 quilômetros acima da superfície marciana. A caixa branca marca a área com 47 metros de largura centrada no rover.

Fonte:

https://www.uahirise.org/ESP_056955_1775

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo