Essas nuvens turbulentas estão no topo do mundo de Saturno. A sonda Cassini da NASA capturou essa imagem do polo norte de Saturno, no dia 26 de Abril de 2017, o dia que começou o chamado Grand Finale, a parte final da sua missão. A imagem foi feita enquanto a sonda se aproximava do planeta para o primeiro mergulho entre os anéis e Saturno.
No dia 24 de Maio de 2017 foi o solstício de verão no hemisfério norte de Saturno, isso fez com que o polo ficasse banhado pela luz do Sol. A partir de agora o Sol começará sua lenta descida pelo céu do norte de Saturno, e o polo norte entrará em anos de escuridão. A vantagem de se ter uma missão de longa duração num planeta como a Cassini, é que isso permitiu que a sonda pudesse ver o Sol nascendo sobre o hemisfério norte de Saturno, e com isso, a sonda pôde fazer imagens com detalhes impressionantes dessa região do planeta.
Essa imagem foi feita com a sonda olhando na direção iluminada pelo Sol dos anéis, a cerca de 44 graus acima do plano dos mesmos. A imagem foi feita com a câmera grande angular da sonda Cassini, usando um filtro espectral que preferencialmente admite comprimentos de onda do infravermelho próximo, centrado em 752 nanômetros.
A imagem foi obtida a uma distância aproximada de de 267 mil quilômetros de Saturno, e a escala da imagem é de 16 km/pixel.
A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA e ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imageamento da Cassini fica baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.
Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite:
https://saturn.jpl.nasa.gov e http://www.nasa.gov/cassini .
O site da equipe de imageamento da Cassini é o:
Crédtio: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute
Fonte:
https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21343/top-of-the-world