Nili Patera é um dos campos de dunas mais ativos em Marte. Assim sendo, ele é continuamente monitorado pela câmera HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment), um instrumento científico que viaja a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, com uma nova imagem adquirida a cada aproximadamente seis semanas.
Monitorando as mudanças das dunas de areia, nós podemos determinar como os ventos variam sazonalmente e de um ano para o outro. Essa observação é uma das mais recentes de Nili Patera, obtida em 1 de Março de 2014. Comparada com a imagem obtida em 22 de Novembro de 2012, mostrada abaixo, as mudanças são óbvias. As ondas nas dunas se moveram, bem como algumas bordas de dunas, como uma localizada na parte superior esquerda da imagem. Novos deslizamentos na face de uma duna central são aparentes.
Essas mudanças, em apenas 16 meses (e mudanças de pequena escala que têm sido vistas em semanas), demonstram a eficiência do vento em modificar a paisagem marciana.
A HiRISE é um dos seis instrumentos a bordo da Mars Reconnaissance Orbiter. A Universidade do Arizona em Tucson, opera a câmera HiRISE do módulo orbital, que foi construído pela Ball Aerospace & Technologies Corp., em Boulder, no Colorado. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia o Mars Reconnaissance Orbiter Project para o Science Mission Directorate da NASA, em Washington.
Fonte:
http://www.nasa.gov/content/active-dune-field-on-mars/#.U2h-4_ldV8F
Comente!