Essa clássica foto de uma galáxia na constelação da Ursa Major foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble das Agências Espaciais NASA e ESA. A NGC 3259 é uma brilhante galáxia barrada localizada a aproximadamente 110 milhões de anos-luz da Terra.
Sendo uma galáxia ativa totalmente formada, seu bulbo central hospeda um buraco negro supermassivo, e o seu imenso apetite por matéria explica a alta luminosidade do núcleo da galáxia: à medida que ele devora a matéria ao redor, o buraco negro emite intensa radiação através de todo o espectro eletromagnético, incluindo a luz visível.
Os belos braços espirais da galáxia não são deixados de lado já que eles possuem linhas escuras de poeira e gás, matéria prima ideal para a formação de novas estrelas. Essas estrelas jovens brilhantes e quentes aparecem em ricos aglomerados nos braços da galáxia e são os responsáveis por dar à galáxia uma coloração azulada.
De maneira interessante, a galáxia tem uma pequena companheira, visível na parte esquerda da imagem, uma galáxia muito menor que pode estar orbitando a NGC 3259. Em segundo plano, numerosas galáxias distantes podem ser observadas, facilmente identificadas por suas formas elípticas. Elas são vistas nessa imagem principalmente na luz infravermelha, que é mostrada em vermelho na imagem.
Fonte:
http://www.spacetelescope.org/images/potw1202a/