NGC 7793: Um Buraco Negro Infla Uma Bolha Gigante

Essa imagem composta mostra um poderoso microquasar contendo um buraco negro na sua periferia na galáxia NGC 7793 localizada a 12.7 milhões de anos-luz de distância. A imagem maior contém dados do Observatório de Raios-X Chandra em vermelho, verde e azul, dados ópticos do Very Large Telescope em azul claro e emissões ópticas de hidrogênio (H-alfa) obtidas pelo telescópio CTIO de 1.5 metros em dourado.

O quadro superior mostra um detalhe da imagem de raios-X do microquasar, que é um sistema contendo um buraco negro com massa estelar sendo alimentado por uma estrela companheira. O movimento em espiral do gás em direção ao buraco negro forma um disco ao redor dele. Campos magnéticos retorcidos  no disco geram forte forças eletromagnéticas que propelam uma parte do gás para for do disco a altas velocidades em forma de dois jatos, criando uma imensa bolha de gás quente com aproximadamente 1000 anos-luz de comprimento. A fonte apagada verde azulada  próximo ao centro do quadro superior  corresponde à posição do buraco negro, enquanto que as fontes vermelho amareladas, na parte superior direita e amarela na parte inferior esquerda correspondem a pontos onde os jatos estão atingindo o gás ao redor e aquecendo-o. A nebulosa produzida pela energia dos jatos é claramente visível na imagem de H-alfa mostrada no quadro inferior.

Os jatos no microquasar da NGC 7793 são os mais poderosos já vistos em um buraco negro com massa estelar e os dados mostram que uma surpreendente quantidade de energia do buraco negro está sendo carregada para longe pelos jatos, mais do que pela radiação do material que está sendo puxado para dentro. O poder dos jatos é estimado em torno de dez vezes maior que o jato muito poderoso visto no famoso microquasar da nossa galáxia, o SS433. Esses sistema na NGC 7793 é uma versão miniatura dos poderosos quasares e rádio galáxias, que contém buracos negros que variam em massa entre milhões e bilhões de vezes a massa do Sol. O artigo que descreve a pesquisa encontra-se abaixo.

Fonte:

http://chandra.harvard.edu/photo/2010/ngc7793/

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.