fbpx

NGC 7049: O Telescópio Espacial Hubble Faz Imagem Detalhada de Uma das Mais Velhas e Massivas Galáxias no Universo

O Telescópio Espacial Hubble das Agências Espaciais NASA e ESA registrou essa imagem da NGC 7049, um misterioso objeto parecido com uma galáxia que na fronteira entre as galáxias espirais e as elípticas. A NGC 7049 pode ser encontrada na constelação de Indus, e é a mais brilhante do aglomerado de galáxias conhecido como Aglomerado das Galáxias Mais Brilhantes (BCG). As galáxias típicas do aglomerado BCG são algumas das mais velhas e mais massivas galáxias conhecidas. Elas fornecem uma excelente oportunidade para os astrônomos estudarem elusivos aglomerados globulares que as acompanham.

Os aglomerados globulares na NGC 7049 são vistos como sendo os pequenos pontos de luz apagada no halo da galáxia. O halo – a região fantasmagórica de luz difusa ao redor da galáxia –  é composto de uma miríade de estrelas individuais e fornece um plano de fundo luminoso para o impressionante anel de linhas de poeira existente no centro da NGC 7049.

Os aglomerados globulares são agrupamentos muito densos e compactos com algumas centenas de milhares de estrelas unidas pela gravidade. Eles contém algumas das primeiras estrelas produzidas na galáxia. A NGC 7049 tem poucos aglomerados se comparada com outras galáxias gigantes similares. Isso indica aos astrônomos como o ambiente ao redor influenciou a formação dos halos das galáxias no começo do universo.

A imagem foi feita com a Advanced Camera for Surveys do Hubble, que é otimizada para caçar galáxias e aglomerados de galáxias nos pontos mais remotos e distantes do universo, no momento quando o cosmos era um jovem.

A constelação de Indus, ou o Índio, é uma das menos evidentes do céu do sul. Ela foi denominada no século 16 pelo astrônomo Petrus Planicus a partir de observações feitas pelo navegador Pieter Dirkszoon Keyer e pelo explorador Frederick de Houtman.

Fonte:

http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2011/07/hubble-images-the-oldest-and-most-massive-galaxies-in-the-universe.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .