NGC 5921 – Uma Bela Galáxia Na Constelação da Serpente

Os braços espirais preguiçosamente sinuosos da galáxia NGC 5921 serpenteiam por esta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA. Esta galáxia fica a aproximadamente 80 milhões de anos-luz da Terra e, assim como nossa própria galáxia, a Via Láctea, contém uma barra proeminente. Acredita-se que aproximadamente metade de todas as galáxias espirais contém barras, e essas barras afetam suas galáxias-mãe, alimentando a formação de estrelas e afetando o movimento das estrelas e do gás interestelar.

Apropriadamente, dados os braços espirais serpentinos de NGC 5921, esta galáxia reside na constelação de Serpens no hemisfério celestial norte. Serpens é a única das 88 constelações modernas a consistir em duas regiões não conectadas – Serpens Caput e Serpens Cauda. Essas duas regiões – cujos nomes significam a Cabeça da Serpente e a Cauda da Serpente, respectivamente – são separadas por Ophiuchus, o Portador da Serpente.

O estudo científico por trás desta imagem também foi dividido em duas partes – observações da Wide Field Camera 3 do Hubble e observações do Observatório Gemini baseado em terra. Esses dois observatórios uniram forças para entender melhor a relação entre galáxias como NGC 5921 e os buracos negros supermassivos que elas contêm. A contribuição do Hubble para o estudo foi determinar as massas das estrelas nas galáxias e também fazer medições que ajudam a calibrar as observações de Gemini. Juntas, as observações do Hubble e do Gemini forneceram aos astrônomos um censo de buracos negros supermassivos próximos em uma variedade diversificada de galáxias.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, J. Walsh