fbpx

NGC 5364 – Uma Galáxia Espiral “De Livro” Fotografada Pelo Hubble

Essa bela galáxia é conhecida como NGC 5364.

Nem é preciso falar que essa galáxia é do tipo espiral, não é mesmo, está aí, estampado na nossa cara. Mas além disso, ela ainda é conhecida como uma Galáxia Espiral “Grand Design”, uma denominação que só 1 décimo das espirais conhecidas merece. Enquanto que todas as espirais possuem uma estrutura geral similar, existem algumas variações interessantes entre elas, algumas possuem braços com formas estranhas, algumas possuem barras de estrelas cortando o seu centro, algumas são colossais e radiantes e outras são apagadas e menores. As chamadas de Grand Design, como a NGC 5364, são de muitos modos o arquétipo de uma galáxia espiral. Elas são caracterizadas por seus braços proeminentes e bem definidos, que circulam um núcleo bem nítido.

Apesar de receber essa classificação, a NGC 5364 está longe de ser perfeita. Seus braços são assimétricos se comparados com outras espirais Grand Design, isso provavelmente aconteceu devido a algum tipo de interação com outra galáxia próxima. Quando as duas galáxias se encontraram a briga gravitacional entre elas movimentou as estrelas, o gás e a poeira, tirando de simetria seus braços espirais.

Essa imagem foi feita usando a Advanced Camera for Surveys e a Wide Field Camera 3 do Telescópio Espacial Hubble.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, L. Ho, P. Erwin et al.

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw2005a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .