A imagem acima mostra a NGC 520, e foi feita usando o European Southern Observatory, uma instalação de pesquisa e uma organização de astronomia intergovernamental, a NGC 520, é na verdade formada por duas galáxias gigantes que estão vagarosamente se fundindo. “Isso acontece bem devagar levando milhões de anos, para se ter uma ideia esse processo começou a 300 milhões de anos atrás”, explicou o observatório. Os objetos possuem aproximadamente 100 000 anos-luz de diâmetro e se encontram agora na metade do processo de fusão, à medida que os dois núcleos ainda não se fundiram, mas os discos já.
Uma vez que o processo esteja completo, a galáxia resultante será do tamanho da Via Láctea. Acredita-se que fusões como essa foram responsáveis pela formação da nossa própria galáxia. É possível que essa imagem lembre como era a Via Láctea em algum momento num passado distante.
Essa imagem foi feita pelo Faint Object Spectrograph and Camera do ESO, instrumento esse que está acoplado a um telescópio no Chile.
Fonte: