NGC 4618 – A Galáxia De Um Braço Só

A NGC 4618 foi descoberta em 9 de abril de 1787 pelo astrônomo anglo-alemão William Herschel, que também descobriu Urano em 1781. Um ano antes de descobrir a NGC 4618, Herschel teorizou que os objetos “esfumaçados” que os astrônomos observavam no céu noturno eram provavelmente grandes aglomerados de estrelas localizados muito mais distante do que as estrelas individuais que eram possíveis de serem vistas no céu.

Desde que Herschel propôs essa teoria, os astrônomos passaram a entender que o que ele estava vendo, na verdade era uma galáxia. A NGC 4618, classificada como uma galáxia espiral barrada, tem algo distinto com relação a outras galáxias espirais, ela só tem um braço que fica girando ao redor do seu centro.

Localizada a aproximadamente 21 milhões de anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Canes Venatici, a NGC 4618 tem um diâmetro equivalente a 1 terço do diâmetro da Via Láctea. Juntamente com a sua vizinha, a NGC 4625, ela forma um interessante par de galáxias, o que significa que as duas galáxias estão próximas o suficiente para que uma exerça influência gravitacional na outra. Essas interações podem resultar na fusão das duas galáxias formando uma nova galáxia e que muito provavelmente, seria uma galáxia de anel.

Crédito:
ESA/Hubble & NASA, I. Karachentsev

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw2012a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.