fbpx

NGC 4248 – Um Exemplar do Atlas Cósmico do Hubble

Essa bela aglomeração de gás brilhante, poeira escura e estrelas cintilantes é a galáxia espiral NGC 4248, localizada a aproximadamente 24 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Canes Venatici (Os Cães de Caça).

Essa imagem foi produzida pelo Telescópio Espacial Hubble, da NASA/ESA, enquanto o telescópio espacial começava seus trabalhos no primeiro atlas ultravioleta do Hubble, tarefa na qual, o telescópio fez imagens de 50 galáxias próximas onde a formação de estrelas está acontecendo de forma frenética. A coleção tem tipos de diferentes de morfologia, massas e estruturas. Ao estudar essas amostras os cientistas aprenderão mais sobre a história da formação de estrelas no universo.

Explorando como as estrelas massivas se formam e se desenvolvem dentro dessas galáxias, os astrônomos podem aprender mais sobre como, quando e onde o processo de formação de estrelas acontece, como os aglomerados estelares mudam com o tempo e como o processo de formação de estrelas está relacionado com as propriedades tanto da galáxia hospedeira como do meio interestelar ao redor, o gás e a poeira que preenche o espaço entre as estrelas.

A imagem dessa galáxia foi feita com observações feitas com a Wide Field Camera 3 do Hubble.

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/goddard/2017/hubbles-cosmic-atlas

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo