fbpx

NGC 4237 – A Galáxia Que Parece Um Amontoado de Algodão

A foto acima foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble e mostra a galáxia NGC 4237. Essa galáxia está localizada a aproximadamente 60 milhões de anos-luz de distância da Terra na direção da constelação de Coma Berenices. A NGC 4237 é classificada como sendo uma galáxia espiral do tipo floculente. Isso significa que seus braços espirais não são claramente distinguíveis uns dos outros, como nas galáxias conhecidas como grand design, mas são descontínuos e retalhados. Isso dá para a galáxia uma aparência “fofa”, e a galáxia se parece com um amontoado de algodão.

Os astrônomos que estudam a NGC 4237 estão na verdade, mais interessados no bulbo galáctico, ou seja a sua região central brilhante. Ao aprender mais sobre esses bulbos, é possível explorar como as galáxias espirais se desenvolvem, e assim estudar o crescimento dos buracos negros supermassivos no centro delas. Existem indicações que a massa do buraco do negro central está relacionada com a massa do bulbo galáctico.

Contudo, essa conexão ainda é incerta, e o porquê desses dois componentes da galáxia estarem relacionados ainda é um mistério. Esse mistério, os astrônomos pretendem solucionar estudando galáxias como a NGC 4237.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, P. Erwin et al.

Fonte:

https://spacetelescope.org/images/potw2011a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .