fbpx

NGC 4214: Imagem do Hubble Mostra Num Mesmo Lugar Diversas Etapas da Evolução Estelar

Alguns tipos de espécies cósmicas dão sua cara sobre o ombro estrelado na bolha de gás e estrelas na imagem da NGC 4214, imagem essa feita pelo Telescópio Espacial Hubble das Agências Espaciais NASA e ESA.

Das nuvens de gás e poeira brilhantes até os aglomerados de estrelas azuis quentes as nuvens criam e é possível ver nessa imagem cada passo da evolução estelar. Próximo das bordas externas da galáxia irregular, estrelas amareladas em idade intermediária dominam a cena. Mas dispersas através da galáxia, forte radiação ultravioleta proveniente das estrelas jovens fazem com que as nebulosas brilhem. As estrelas também ejetam ventos estelares velozes que avançam com dificuldade no gás ao redor inflando bolhas na nebulosa. No centro da galáxia, pode-se observar uma grande bolha na forma de coração. Um aglomerado de estrelas jovens e quentes, cada uma 10000 vezes mais brilhante que o Sol, geram a cavidade dessa forma. Essas estrelas massivas terão uma vida curta. Dentro de alguns milhões de anos elas queimarão todo o seu combustível de hidrogênio e então explodirão em supernovas. Outro imenso complexo gerador de estrelas de gás e poeira com um brilho verde é visto na parte superior da imagem, o que parece ser uma cabeça de cavalo espiando sobre o ombro.

A NGC 4214 é considerada uma galáxia anã pois ela é pequena se comparada com a Via Láctea. Mesmo sendo pequena, a galáxia ainda contém milhões de estrelas. Ela também não possui uma estrutura geral sem disco ou braços espirais. Essa galáxia localiza-se a aproximadamente 10 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação do céu do norte Canes Venatici, os Cães de Caça.

Fonte:

http://www.starrycritters.com/a-glance-over-a-starry-shoulder/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .