fbpx
22 de novembro de 2024

NGC 3318 – Uma Bela Galáxia Velejando Pelo Universo!!!

Os braços espirais da galáxia NGC 3318 estão preguiçosamente espalhados por esta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA. Esta galáxia espiral fica na constelação de Vela e está a cerca de 115 milhões de anos-luz de distância da Terra. Vela era originalmente parte de uma constelação muito maior, conhecida como Argo Navis, em homenagem ao lendário navio Argo da mitologia grega, mas essa constelação desajeitada provou ser impraticavelmente grande. O Argo Navis foi dividido em três partes separadas chamadas Carina, Puppis e Vela – cada uma com o nome de parte do Argo. Como convém a uma galáxia em uma constelação de inspiração náutica, as bordas externas da NGC 3318 quase se assemelham às velas de um navio ondulando em uma brisa suave.

Apesar de sua aparência plácida, NGC 3318 foi palco de um fenômeno astronômico espetacularmente violento, uma supernova titânica detectada pela primeira vez por um astrônomo amador em 2000. Graças à distância da NGC 3318 da Terra, a supernova original deve ter ocorrido por volta de 1885. Coincidentemente , este foi o ano em que a única supernova já detectada em nossa galáxia vizinha Andrômeda foi testemunhada por astrônomos do século XIX.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, ESO, RJ FoleyAgradecimento: R. Colombari

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2203a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo