NGC 3314: Quando as Galáxias Se Sobrepõem

A NGC 3314 é na verdade duas grandes galáxias espirais que estão quase que exatamente alinhadas a partir do ponto de vista da Terra. A galáxia em primeiro plano é vista quase que de frente, e tem uma forma de redemoinho definida pelos jovens e brilhantes aglomerados de estrelas. Mas contra o brilho da galáxia localizada no plano de fundo, linhas escuras espiraladas de poeira interestelar parecem dominar a estrutura espiral da galáxia da galáxia que está de frente. As linhas de poeira são surpreendentemente difundidas e esse impressionante par de galáxias sobrepostas é um dos poucos sistemas onde a absorção da luz de uma galáxia de fundo pode ser usada para  explorar de forma direta a distribuição da poeira. A NGC 3314 está localizada a aproximadamente 140 milhões de anos-luz (a galáxia do fundo) e 117 milhões de anos-luz (a galáxia do primeiro plano) de distância da Terra na direção da constelação de Hydra. A galáxia de fundo se expande por aproximadamente 70000 anos-luz considerando essa distância estimada. Um terceiro canal sintético foi criado para gerar essa dramática composição das galáxias sobrepostas a partir de duas imagens coloridas geradas com os dados do Hubble Legacy Archive.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110715.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.