NGC 2188 – Uma Bela Galáxia Espiral Barrada Totalmente Inclinada

As estrelas azuis e laranjas da galáxia apagada conhecida como NGC 2188 se espalham nessa bela imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble. Embora a NGC 2188 apareça numa primeira olhada consistir somente de uma faixa estreita de estrelas, ela é classificada pelos astrônomos como uma galáxia espiral barrada. Ela aparece assim do nosso ponto de vista aqui da Terra, com o centro e com os braços espirais inclinados para longe de nós e fora do nosso campo de visão. É a mesma coisa que você pegar um prato e olha ele de lado. A forma verdadeira da galáxia foi identificada estudando a distribuição das estrelas no bulbo central interno e no disco externo observando a cor das estrelas.

A NGC 2188 tem metade do tamanho da nossa galáxia, a Via Láctea, com 50 mil anos-luz de diâmetro, e está localizada na constelação de Columba (A Pomba). Essa constelação recebeu esse nome no final dos anos 1500 em homenagem à pomba de Noé nas histórias bíblicas, a pequena constelação consiste de muitas estrelas apagadas e bonitas e de alguns objetos astronômicos interessantes.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, R. Tully

Fonte:

[https://spacetelescope.org/images/potw2035a/]

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.