fbpx

NGC 1805 – Um Belo Aglomerado Globular de Estrelas Fotografado Pelo Hubble

Muitas estrelas coloridas aparecem empacotadas juntas nessa imagem feita do aglomerado globular de estrelas NGC 1805 pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA e ESA. Esse agrupamento apertado de milhares de estrelas está localizado na borda da Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da nossa galáxia. As estrelas orbitam uma das outras a uma pequena distância. No centro denso de um desses aglomerados globulares, as estrelas estão entre 100 e 1000 vezes mais próximas do que as estrelas estão do Sol, fazendo com que o aparecimento de sistemas planetários nessas situações seja algo bem pouco provável.

A diferença nas cores das estrelas é ilustrada nessa imagem, que combina dois diferentes tipos de luz, as estrelas azuis brilham intensivamente na luz ultravioleta próxima, e as estrelas vermelhas, brilham em vermelho na luz visível e também no infravermelho próximo. Os telescópios espaciais como o Hubble podem observar no ultravioleta, pois eles eles estão posicionados acima da atmosfera da Terra. Dentro da atmosfera esse tipo de observação é impossível, pois a atmosfera terrestre absorve os comprimentos de onda ultravioleta.

Esse jovem aglomerado globular pode ser visto no hemisfério sul da Terra, na constelação de Dorado, que em português significa golfinho. Normalmente, os aglomerados globulares possuem estrelas que nasceram no mesmo tempo, contudo, o NGC 1805 é incomum nesse ponto, ele apresenta duas populações distintas de estrelas com idades separadas por milhões de anos. Observando esse aglomerados de estrelas pode ajudar os astrônomos a entenderem como as estrelas se desenvolvem e quais fatores determinam se elas vão acabar suas vidas como anãs brancas, ou se vão explodir como supernovas.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, J. Kalirai

Fonte:

[https://spacetelescope.org/images/potw2036a/]

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .