fbpx
24 de dezembro de 2024

NGC 1288 – Uma Imensa Galáxia Espiral em Fornax

NGC-1288

observatory_15010585A NGC 1288 é uma grande galáxia espiral barrada com aproximadamente 200000 anos-luz de diâmetro localizada a aproximadamente 300 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação de Fornax e está se afastando de nós a uma velocidade aproximada de 4538 quilômetros por segundo. Acredita-se que a sua aparência seja muito similar à da nossa Via Láctea.

Essa galáxia espiral, vista quase que totalmente de frente, mostra múltiplos braços espirais, e à medida que os braços avançam para fora da galáxia eles repedidamente se bifurcam. Os braços são formados de densos aglomerados de estrelas e gás. Uma pequena barra de estrelas e gás corta o centro da galáxia.

A NGC 1288 é provavelmente circundada por um grande halo de matéria escura. A aparência e o número de braços espirais são diretamente relacionados com a quantidade de matéria escura presente no halo da galáxia.

Uma supernova do Tipo Ia chamada de SN 2006dr, visível um pouco a esquerda do centro da NGC 1288, foi registrada pela primeira vez na noite de 17 de Julho de 2006 pelo astrônomo amador Berto Monard. O Very Large Telescope do ESO fez imagens da supernova que expeliu material a uma velocidade superior a 10000 quilômetros por segundo, quando atingiu o seu pico de brilho. Nesse ponto ela brilhou tanto como toda a galáxia.

Uma supernova do Tipo Ia é o resultado de uma violenta explosão ocorrida com uma estrela do tipo anã branca (uma estrela compacta que parou de realizar o processo de fusão em seu núcleo). A anã branca aumentou sua massa além de um limite crítico, chamado de Limite de Chandrasekar, acumulando, ou sugando matéria de uma estrela companheira. Uma explosão nuclear fez com que a estrela repentinamente brilhasse mais do que toda a galáxia, antes de gradativamente se apagar.

Essa categoria de supernovas produz um consistente pico de luminosidade. A estabilidade dessa luminiosidade permite que essas supernovas sejam usadas como padrões para medir a distância de suas galáxias hospedeiras, pois a magnitude visual de uma supernova depende primariamente da su distância.

Essa composição colorida da NGC 1288, com a supernova SN 2006dr foi feita pelo Very Large Telescope do ESO usando uma série de filtros. Os dados foram adquiridos pela Equipe de Ciência do Paranal. A imagem final foi feita por Henri Boffin (ESO). Na imagem acima, pode-se ainda ver uma série de galáxias distantes em segundo plano.

Fonte:

http://annesastronomynews.com/annes-picture-of-the-day-spiral-galaxy-ngc-1288/

alma_modificado_rodape10585

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo