O planeta Netuno estará em oposição – situação quando o Sol, a Terra e o planeta caíram em uma linha reta em 20 de Agosto de 2010. O planeta estará em uma posição exatamente oposta ao Sol no céu, sendo o seu ponto mais alto no céu ocorrendo a meia noite. normalmente esse ponto é também o ponto onde o planeta está mais próximo da Terra.
Essa oposição porém é especial, pois Netuno retorna próximo ao ponto onde foi descoberto em 1846, marcando dessa forma sua primeira volta completa ao redor do Sol desde a sua descoberta.
Coincidentemente a oposição de 1846 também caiu no dia 20 de Agosto, embora o planeta só tenha sido identificado mais de um mês depois no dia 23 de Setembro.
A descoberta de Netuno tem uma história prévia interessante.
O planeta Urano foi descoberto mais ou menos por acidente em 1781 pelo astrônomo Sir William Herschel, no decorrer da sua busca por objetos do céu profundo. A medida que o tempo passou a posição de Urano estava um pouco diferente daquela prevista pelos astrônomos, e os astrônomos matemáticos começaram a suspeitar que existia outro planeta que estivesse influenciando com a sua gravidade o movimento de Urano.
Em meados dos anos de 1840, um inglês de nome John Couch Adams e um francês de nome Urbain Le Verrier calcularam de forma independente onde esse novo planeta teria que estar localizado para que tivesse o efeito observado em Urano, porém ambos os astrônomos tiveram problemas observacionais para confirmar os cálculos.
Finalmente o astrônomo alemão Johann Galle olhou para a localização prevista e descobriu ali o pequeno disco azul esverdeado do planeta que eventualmente seria conhecido como Netuno. A data foi 23 de Setembro de 1846. Isso levou a uma corrida entre os astrônomos franceses e ingleses para saber quem conseguiria apontar primeiro para Netuno, no fim, um empate triplo foi declarado e Adams, Le Verrier e Galle compartilham a honra da descoberta de Netuno.
Ironicamente Galle não foi a primeira pessoa a observar Netuno. Essa honra coube mais uma vez a ninguém menos que Galileu Galilei que observou Netuno duas vezes mas o confundiu com uma estrela, isso em 28 de Dezembro de 1612 e em 27 de Janeiro de 1613. Galileu tinha dois pontos contra, primeiro o pequeno tamanho e a baixa qualidade de seus telescópios e em segundo pelo fato de observar Netuno durante a parte estacionária de sua órbita, fenômeno que acontece com todos os planetas de tempos em tempos devido ao movimento relativa da Terra.
Por quase um século Netuno foi planeta mais distante do Sol conhecido, perdendo seu posto somente quanto o pequeno Plutão foi descoberto por Clyde Tombaugh em 1930. Hoje, pelo fato da União Astronômica Internacional ter rebaixado a classificação de Plutão, Netuno é novamente o planeta mais distante do Sol conhecido no Sistema Solar.
Devido a sua grande distância do Sol, 30 Unidades Astronômicas (sendo 1 UA a distância entre o Sol e a Terra) e ao seu diâmetro relativamente pequeno (49500 km), Netuno é um objeto muito pequeno e apagado para telescópios amadores. Enquanto que Urano pode ser identificado a olho nu em perfeitas condições de observação, Netuno só é visível se for utilizado binóculos ou pequenos telescópios.
Fonte:
http://www.space.com/spacewatch/neptune-first-orbit-around-sun-since-discovery-100818.html